Chave de Identificação Botânica – O Aplicativo

Resolvi escrever este artigo para falar um pouco sobre o nosso aplicativo Chave de Identificação Botânica que iremos lançar em breve.

Ele terá uma abordagem técnica e taxonômica suficiente para que você consiga efetuar a identificação botânica até o nível de família, gênero e, para muitos casos, até específico para arbustos e árvores de todos os domínios de vegetação do Brasil!

Acompanhei e já testei todos os aplicativos “mirabolantes” que prometem identificar as plantas apenas mediante o envio de uma foto ao aplicativo. Eu não sei como foi com você, mas no meu caso aqui, nenhuma tentativa remeteu a um resultado positivo, infelizmente.

Estou certo de que este tipo de ferramenta seja sensacional e poderá ajudar e MUITO aqueles que gostam da natureza e querem saber mais sobre as espécies que compõem as paisagens ou que, realmente, trabalham na área e precisam de uma informação prática e acessível na palma de sua mão.

Tenho mais de 10 anos de experiência na área, atuando tanto na academia (pós-graduação) como no mercado de trabalho como consultor ambiental.

Atualmente, leciono e procuro em minhas aulas fazer sempre esta transposição entre a teoria acadêmica (MUITO NECESSÁRIA) e a aplicabilidade prática (MERCADO DE TRABALHO).

Para chegar onde desejo, é necessário citar alguns números.

O Brasil está localizado numa das regiões do planeta de maior biodiversidade, o reino Neotropical.

Nesta porção do globo, pelo menos 100.000 espécies de vegetais foram descritas pelos taxonomistas. Só no Brasil, 40.000 espécies de plantas, o país de maior biodiversidade do mundo, sendo quase 35.000 espécies de plantas vasculares (árvores, arbustos, lianas e etc…).

A Mata Atlântica, um hotspot de biodiversidade, possui quase 20.000 espécies, sendo 40% endêmicas no país.

Será que os taxonomistas dos diferentes grupos vegetais estão alimentando estes aplicativos que almejam reconhecer em apenas uma foto uma planta que ocorre num país como este (muito diferente da França e outros da Europa, por exemplo).

A título de comparação: A Itália que é o país da Europa com maior biodiversidade vegetal possui 6.700 espécies catalogadas (menos do que a Mata Atlântica!).

Muitas vezes, já me deparei em discussões entre especialistas por não concordarem com a circunscrição de uma espécie em detrimento da outra. As vezes, não há consenso, o que torna esta atividade ainda mais complexa e delicada.

Segundo eles, algo em comum, é a afirmação de que a chave de identificação de plantas é a ferramenta sempre mais indicada para o reconhecimento das plantas em campo, seja através de caracteres vegetativos ou incluindo caracteres florais.

Para quem trabalha no campo, uma chave botânica apenas baseada em caracteres vegetativos é a salvação para muitos problemas em identificação botânica.

É aí que começam as soluções que eu estou disposto a lhe oferecer.

Quando eu comecei a trabalhar com botânica, passava horas e horas folheando os Guias Fotográficos, sem conseguir avançar na identificação de plantas. Os guias fotográficos são muito úteis, mas ao mesmo tempo, podem confundir!

Eles trazem uma foto de um indivíduo isolado em campo aberto. Nossas coletas podem ser feitas em situações distintas e isso pode mudar totalmente alguns atributos morfológicos. E, para quem não possui muita experiência, a comparação apenas com foto é bem complicada.

Aplicativo Chave de Identificação Botânica

Nesse meio do processo, eu tive a oportunidade de aprender a reconhecer as plantas apenas baseado em caracteres vegetativos com ótimos profissionais e taxonomistas de campo. E com uma vontade grande de compartilhar conhecimento, eu desenvolvi uma chave de identificação botânica capaz de reconhecer a família ou gênero das árvores lá na região onde eu coletava, em Juquitiba, SP.

Com esta chave bem revisada, comecei a oferecer um curso de Identificação de Plantas presencial na base de campo da Brasil Bioma em 2008.

Hoje, depois de mais de 50 edições realizadas e mais de 900 analistas ambientais treinados, a chave de identificação botânica serve de maneira muito eficaz a quem estiver em qualquer tipo de vegetação do Sudeste do Brasil para reconhecer os grupos (família ou gênero) ao qual as espécies arbustivo-arbóreas pertencem.

O que eu tenho visto é que esta chave de identificação de plantas é uma excelente ferramenta para ser usada antes de utilizar o Guia Fotográfico.

Assim, a pessoa aproveita muito mais a potencialidade dos guias que estão por aí no mercado.

Inclusive, eu preparei estas aulas gratuitas para te ensinar a usar os guias fotográficos com inteligência.

Agora, estou finalizando os últimos detalhes para que os integrantes de nosso curso online de Identificação de Plantas recebam a mais nova atualização desta chave de identificação botânica.

Algo até certo ponto inimaginável! Uma chave de Identificação de Plantas baseado em pesquisa botânica, classificação taxonômica, comparação com bibliografia especializada e aplicada ao dia-a-dia de quem está no campo!

Chave de Identificação Botânica

Uma chave de identificação botânica capaz de reconhecer os grupos botânicos da maior parte das plantas em todo o território nacional através de poucos passos e em apenas uma única chave.

Esta será a chave de identificação que você terá a sua disposição na palma de sua mão. Em não mais do que 10 passos, você chegará na identificação do grupo e obterá outras informações relevantes a respeito do respectivo grupo: qual a distribuição geográfica (na Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pampa ou Pantanal) do grupo? Qual a categorização sucessional (pioneira ou não pioneira) na formação vegetal em que ocorrem? Usos relevantes (medicinal, reflorestamento, melífera,…)?

Isso tudo através de uma ferramenta ilustrada o bastante para que você a utilize de forma prática e didática.

Conheça mais sobre este projeto e o quanto ele poderá lhe ajudar em seu dia-a-dia.

Acesse: www.brasilbioma.com.br/app-chave-de-identificacao. Deixe o seu nome e e-mail em nossa página para ser o primeiro a ser avisado do lançamento do aplicativo da chave de identificação de plantas e receber vantagens no momento do lançamento.

Se você gostou deste artigo, ficarei honrado em ter a indicação do mesmo para seus amigos e parceiros de trabalho.

Além disso, será muito bom ter você curtindo nossa fanpage no Facebook e se inscrevendo em nosso canal no Youtube para ficar por dentro das novidades.

Até a próxima!

Rodrigo Trassi Polisel

Leave a Reply

Your email address will not be published.