1. Data:
01 e 02 de julho de 2017
2. Público-alvo:
Estudantes de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação na área de Meio Ambiente, Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica, Ambiental e Florestal. Profissionais, consultores ambientais, botânicos e demais interessados.
3. Objetivos:
O participante terá oportunidade de:
a) conhecer o domínio Mata Atlântica, fatores condicionantes e fisionomias;
identificar os diferentes estágios sucessionais da floresta, com base na análise de sua fisionomia e composição de espécies;
b) ter contato com conhecimentos teórico-práticos na área de morfologia que sirvam de subsídios na atividade de identificação de plantas nativas através de chave de identificação ampliada a partir de caracteres vegetativos básicos das famílias botânicas da Mata Atlântica.
4. Investimento: TURMA CONCLUÍDA
5. Formas de pagamento: À vista (Pagamento até o dia 15/06) ou parcelado em até 4x: 10/03, 10/04, 10/05 e 10/06 (via depósitos bancários) ou em até 10x via cartão de crédito (PagSeguro)
6. Local:
Sede do Viveiro Maria Tereza – Juquitiba/SP (60 km de São Paulo).
7. O que está incluído no valor:
Hospedagem, refeições no local (5 por dia) apostila, CD com fotos das principais espécies (destacando os aspectos abordados), equipamentos utilizados durante as práticas do curso e certificado.
8. Carga horária:
20 horas
9. Responsável Técnico:
Rodrigo Trassi Polisel: bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP. Doutorando em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Professor de biologia na Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) e Consultor ambiental. Participa de elaboração de EIA/RIMAs, planos de manejo de UCs, relatórios para licenciamento ambiental, inventários florestais e laudos de vegetação. Ministra cursos sobre taxonomia de campo para a CETESB.
10. Apoio Técnico:
Marina Malta Letro Kizys Polisel: bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pelo IB/USP. Doutora pela Universidade Federal de São Paulo. Participa do desenvolvimento de objetos educacionais, de elaboração de laudos de vegetação e relatórios para licenciamento ambiental.
11. Programa resumido:
a) Dia 1 (manhã) – Palestra teórica (classificação, delimitação da Mata Atlântica e aspectos morfológicos para identificação de plantas),
b) Dia 1 (tarde) – Identificação de famílias e gêneros através de materiais previamente coletados, utilizando a chave de identificação vegetativa atualizada da Brasil Bioma. Nesta atividade: 30 famílias de plantas arbóreas serão estudadas.
c) Dia 2 (manhã) – Ida a campo para classificação de estágios sucessionais de Mata Atlântica e reconhecimento de outros atributos morfológicos úteis para identificação de plantas em campo.
d) Dia 2 (tarde) – Atividade de identificação de ramos e mudas no Viveiro da base de campo.
12. Mais informações e inscrições:
Enviar e-mail para [email protected] com o assunto “XXXII Curso de Identificação”.
13. Contatos nas mídias sociais:
@brasilbioma (Instagram e Twitter);
Facebook: Brasil Bioma
YouTube: http://www.youtube.com/brasilbiomacursoseestudosambientais
Email: [email protected]