1. Apresentação e objetivos do curso

As oportunidades para a administração privada de parques urbanos e espaço públicos é uma realidade em São Paulo. Está em curso o edital para contratação de empresa que vislumbre capacidade técnica para gerir e administrar equipamentos públicos, incluindo o Parque do Ibirapuera e outras cinco unidades de conservação municipal. Esta concessão foi regulamentada pela Lei nº 16.703, sancionada pelo prefeito em outubro de 2017, que disciplina as outras concessões no âmbito municipal (Plano Municipal de Desestatização).

Considera-se que a medida abra caminho a iniciativas semelhantes por parte de outros municípios paulistas e Estados da federação, tendo em vista que muitas prefeituras se encontram com problemas administrativos e financeiros na conservação, manutenção e gestão de seus parques públicos.

A Brasil Bioma, empresa privada que possui larga experiência na elaboração e oferecimento de Cursos de extensão Meio Ambiente, lança o programa de capacitação para profissionais e empresas aproveitarem as oportunidades de negócios que se abrirão com os programas de concessão de parques públicos.

Desde 2008, mais de 1.300 profissionais já participaram dos treinamentos presenciais da empresa. E, desde 2015, mais de 800 profissionais se beneficiaram dos treinamentos ON LINE através de duas plataformas de conteúdos: o Curso “O Segredo da Identificação de Plantas” (www.taxonomiavegetal.com.br) e o Portal eFlora (www.eflora.com.br). Todos esses conteúdos estão reunidos no site da empresa (www.brasilbioma.com.br).

O presente treinamento pretende atender às exigências contratuais aplicadas pelo poder público ao Concessionário, determinadas no Caderno de Encargos, proporcionando que os prestadores de serviço nos Parques Municipais obtenham conhecimentos e habilidades e mudem seu comportamento (atitudes) para desenvolver seu trabalho de forma muito mais eficiente com incremente satisfatório na qualidade da prestação dos serviços. Assim, busca-se também atingir os seguintes objetivos:

– Apresentar as características principais de cada espaço especialmente protegido;

– Fornecer subsídios para o reconhecimento da categoria do espaço protegido, suas principais desafios e os aspectos de conservação e gestão;

– Fornecer as bases legais que regulamentam o tema;

– Discutir quais os bens (naturais, sociais, econômicos e culturais) mais importantes que se encontram nos parques urbanos concedidos e quais as formas de proteção;

– Apresentar quais são os órgãos envolvidos na gestão e na fiscalização dos Parques Municipais e a forma de como se relacionar com eles;

– Apresentar os diversos perfis do público frequentador dos Parques Municipais e a forma de se relacionar com eles;

– Ensinar técnicas de atendimento ao público e medidas de não-discriminação;

– Auxiliar na tomada de decisão e na mediação e resolução de conflitos;

– Apresentar técnicas de prevenção de delitos e medidas seguras de intervenção;

– Discutir a evolução do aprendizado; e

– Medir o grau de conhecimento adquirido e a eficiência do treinamento ao longo do tempo.

  1. Público alvo

– Empresas e empresários de segurança patrimonial que buscam na capacitação especializada de seu efetivo um diferencial competitivo, almejando futuros contratos nas áreas de concessão.

– Prestadores de serviços que já atuam nos parques municipais e os futuros contratados (vigilantes, atendentes, monitores, subcontratados dos pontos comerciais, e outros);

 

  • Data e local

Condomínio Edifício Paulista Plaza The Office

Alameda Santos, 455, Mezanino. São Paulo, SP

200 m do Metrô Brigadeiro.

Agosto/Setembro de 2018 (aos sábados) (ver datas no programa do curso)

Carga horária: 40 horas (5 sábados)

  1. Equipe de Coordenação e Docentes

Coordenação Executiva – Rodrigo Trassi Polisel

Biólogo pelo IB/USP. Mestre e doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Professor de Biologia e Engenharia Ambiental na UNISANTOS e na UNIMES. Coordenador dos cursos presenciais e on-line da Brasil Bioma, além do programa Muda Certa e portal eFlora. Consultor ambiental com mais de 10 anos de experiência e especializado no levantamento e classificação de vegetação. Idealizador do primeiro curso ON-LINE sobre Taxonomia de Campo do Brasil. Autor de livros na área de Botânica aplicada.

 

Coordenação técnica – Rogério Santos

Oficial da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Bacharel em Ciências Policiais e de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco. Bacharel em Direito e Pós Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Professor nos cursos de especialização e extensão da Polícia Militar Ambiental nas matérias de Direito Ambiental Aplicado à Flora; Constatação e Registro de Danos Ambientais; Identificação de Formações Florestais do Bioma Mata Atlântica e Técnicas de Policiamento Náutico.

 

Docentes

Bens Tombados e a Proteção e Conservação do Patrimônio Natural, Social, Histórico e Cultural

Profª Dra. Maria Elizabet Paez Rodriguez

Arquiteta, Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Pós-graduação da FAU USP, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Pós-Graduação da FAU USP, Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Mogi das Cruzes.

Técnicas de Patrulhamento Preventivo em Parques Urbanos e Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos

Profª Amanda Lima de Oliveira Barreto

Bacharel em Psicologia pela Uninove, Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Extensão da Pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas, Sustentabilidade e Ética pela Universitat Autonoma de Barcelona (Espanha).

Direitos Humanos, Proteção da Dignidade das Pessoas e Ações de Não-discriminação

Prof. Francisco Weyma Bezerra de Lima

Licenciatura Plena e Bacharelado em Psicologia pela FMU/SP, Pós-graduado em Sócio-Psicologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Especialização em Psicologia Social (Conselho Regional de Psicologia SP).

Técnicas de Atendimento ao Público, Recepção e Orientação Eficiente ao Usuário

Coach de Carreiras Fabiana Américo Sanches de Lima

Psicóloga Organizacional, Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós-graduada em Pedagogia Empresarial pelas Faculdades Metropolitanas Unidas, Coach de Carreiras com certificação internacional pelo Instituto Holos de Qualidade.

  1. Valor do investimento

Inscrição avulsa para a participação em todos os programas, incluindo certificação complementar em Plataforma ON LINE: R$ 925,00

Formas de pagamento:

– à vista (10% de depósito sinal no ato da inscrição e 90% até 15 dias de realização do curso);

– transferência bancária (à vista ou parcelamento em até 3x – junho, julho e agosto);

– cartão de crédito (à vista ou em até 10x – via PagSeguro).

* Emitimos NF do valor da inscrição, se necessário.

Incluso no valor:

– honorários dos docentes;

– coffee-breaks;

– certificado; e

– 30 dias de acesso ao Portal eFlora (www.eflora.com.br): plataforma de cursos, palestras e séries para certificação complementar em Meio Ambiente.

  1. Pré-requisitos e avisos prévios

Trazer caderno de anotação, utilizar roupas leves para a aula prática em campo (último dia do curso).

  • Programa e detalhamento de atividades

O programa do curso segue abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Abertura do Curso

            – Tópicos envolvidos: Apresentação do curso, apresentação do corpo docente, alinhamento das metas e objetivos do curso, contexto atual do mercado de trabalho em parques urbanos, tendências de aplicação de recursos humanos em parques urbanos e as habilidades necessárias para desenvolver trabalho de forma eficiente.

Bens Tombados e a Proteção e Conservação do Patrimônio Natural, Social, Histórico e Cultural

            – Tópicos envolvidos: Noções de meio ambiente e ecologia, Legislação Ambiental Aplicada; Leis de Uso e Ocupação do Solo; Os Órgãos de proteção e as Leis de Tombamento do Patrimônio; A importância do Conjunto Arquitetônico e a preservação da memória das Personalidades;

Técnicas de Patrulhamento Preventivo em Parques Urbanos e Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos

Tópicos envolvidos: Técnicas de Patrulhamento Preventivo em Parques; Mediação e Resolução de Conflitos; Relacionamento com os órgãos de segurança; Técnicas de Constatação, Atendimento e Registro de Ocorrências; Legislação de sigilo de informações;

Proteção da dignidade das pessoas e ações de não-discriminação

            – Tópicos envolvidos: Direitos humanos; direitos sociais; grupos sociais; grupos sociais vulneráveis; efeitos da globalização na sociedade; ética profissional e cidadania; Lei de Abuso de Autoridade.

Técnicas de Recepção e orientação eficiente ao usuário

            – Tópicos envolvidos: Técnicas de recepção; técnicas de atendimento ao público; técnicas de orientação ao usuário; dinâmica de grupo.