/ 0 responses

III Curso Prático de Metodologias para Levantamento da Vegetação: Enfoques para o licenciamento e monitoramento de áreas restauradas

3 Agosto 2016
Cursos Botânica

Cursos Botânica1. Breve histórico das atividades da Brasil Bioma

As atividades ligadas a cursos de extensão da Brasil Bioma começaram no ano de 2008, no I Curso de Identificação na Mata Atlântica, realizado em nossa base no município de Juquitiba. Até hoje, já foram realizadas mais de 30 edições deste curso e lançadas outras três temáticas de cursos de extensão (a-Curso de Taxonomia aplicada à restauração ambiental – 10 edições já realizadas, b- Curso de Levantamento da Vegetação da Mata Atlântica – 2 edições, c- Curso de Taxonomia e Caracterização em ambientes alto-montanos da Serra da Mantiqueira – 1 edição realizada), além de outras realizadas a interessados de forma avulsa. Ao todo, mais de 50 edições de cursos de extensão já foram oferecidos pela Brasil Bioma ao mercado.

Treinamentos in company pela Brasil Bioma foram realizados em 2014 para a CETESB, resultando na capacitação de mais de 100 analistas da companhia. Ao total, já participamos da formação de mais de 1.000 profissionais que atuam nas diferentes áreas do conhecimento e que se interessam por Botânica no Brasil. Em 2015, lançamos o primeiro curso de Identificação de Plantas integralmente ON-LINE do Brasil. O nome do curso é “O Segredo da Identificação de Plantas” e já foi adquirido por mais de 240 profissionais de todas as regiões do Brasil.

O nosso principal propósito é cobrir uma clara lacuna existente entre os profissionais da área ambiental: a deficiência em metodologias didáticas apropriadas para interessados em aprender a taxonomia de campo, baseada em caracteres vegetativos, e os principais métodos de levantamento da vegetação.

Este será o foco desta proposta de capacitação.

 

2. Data

Em breve.

 

3. Local

Viveiro Maria Tereza, Juquitiba, SP

 

3. Objetivos

– Ter contato com as ferramentas e metodologias de levantamento da vegetação arbórea, arbustiva e herbácea da Mata Atlântica no intuito de uma eficaz descrição qualitativa e quantidade da estrutura e composição de espécies da Floresta;

– Discutir aspectos sobre a regeneração e sucessão secundária da Mata Atlântica, aplicado ao dia-a-dia de vistorias de um consultor ambiental em licenciamento e monitoramento de áreas restauradas.

 

4. Público-alvo

Estudantes de cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação na área de Meio Ambiente, Biologia, Ecologia, Engenharia Agronômica, Ambiental e Florestal.  Analistas de órgãos públicos, consultores ambientais, botânicos e demais interessados.

 

5. Investimento

Valores diferenciados para profissional, pós graduando e estudante de graduação

Inscrição em grupo a partir de 3 pessoas: Desconto de 10%

Formas de pagamento: À vista ou parcelamento em até 3x via depósito bancário ou cartão de crédito (PagSeguro).

 

6. O que está incluso no valor: Hospedagem (“acampadentro”), refeições no local (5 por dia), apostila e certificado.

 

7. Responsável Técnico:

Rodrigo Trassi Polisel: bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo IB/USP, doutorando em Biologia Vegetal pela UNICAMP. É consultor ambiental. Participa de elaboração de EIA/RIMAs, planos de manejo de UCs, relatórios para licenciamento ambiental, inventários florestais e laudos de vegetação.

 

8. Pré-requisitos, detalhes e procedimentos preparatórios:

– notebook (recomendável)

– noções de identificação botânica. Recomendação para vídeos preparatórios ao curso:

1) Canal Brasil Bioma no Youtube.

2) Séries Gratuitas sobre Identificação de Plantas oferecidas pela Brasil Bioma e disponíveis em:

www.brasilbioma.com.br/curso-gratuito (Básica) e

www.brasilbioma.com.br/serie-gratuita (Intermediária)

 

9. Cronograma do curso

Dia 1

Manhã

Aula teórica (Apresentação do curso, referencial teórico sobre métodos de estudo em vegetação, formação dos grupos e explicação dos métodos de coleta em campo)

Aula prática: Alocação amostral, coleta de dois ramos férteis e herborização ao retornar à base. Treinamento em morfologia vegetal.

Almoço

Tarde

Prática: Levantamento dos dados – parcelas, quadrantes e regeneração.

Dia 2

Manhã

Prática: Levantamento dos dados – parcelas, quadrantes e regeneração.

Almoço

Tarde

Prática: Digitação dos dados de campo. Elaboração da planilha para Fitopac.

Dia 3

Manhã

Prática: Elaboração dos parâmetros fitossociológicos, interpretação dos resultados e construção dos gráficos

Almoço

Tarde

Prática: Discussão em grupo e elaboração das conclusões, formatação da apresentação dos resultados. Interpretações para o licenciamento ambiental e no monitoramento de áreas restauradas. Apresentação dos resultados e considerações finais. Avaliação do curso.

 

10. Inscrições e demais informações

Enviar email a contato@brasilbioma.com.br com o assunto “Metodologias para Levantamento da Vegetação”

 

11. Contatos nas mídias sociais:

@brasilbioma (Instagram e Twitter);

Facebook: Brasil Bioma

YouTube: http://www.youtube.com/brasilbiomacursoseestudosambientais

Email: contato@brasilbioma.com.br

About the Author

Rodrigo Polisel

Rodrigo Polisel é biólogo (USP), Mestre e Doutor em Botânica. Oferece cursos de extensão em Botânica presenciais desde 2008, e à distância desde 2015, sendo pioneiro nesta modalidade no Brasil. Já certificamos mais de 1.400 profissionais e estudantes da área de meio ambiente, incluindo analistas do IBAMA, CETESB, Secretarias de Meio Ambiente, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *